Maratona

21:12 Carolina Carettin 0 Comments

Amanhã é o primeiro vestibular que vou prestar como concorrente, não como treineiro. Ansiosa? Muito. O Enem não é dos mais difíceis comparados com outros, mas só de pensar que meu futuro acadêmico depende dessa e de outras provas, me dá um friozinho na barriga.
Desde o começo do ano milhares de estudantes como eu vem se preparando para esse fim de ano, com todos os vestibulares. Horas de estudo, fins de semana com a cara nos livros e sem sair com os amigos. Muita dedicação e tempo gastos com o intuito de ir bem numa prova.
Mas será que vale realmente a pena? Fico pensando no sistema educacional em que estamos inseridos: aprendemos coisas que não vão nos servir em momento algum, somente para entrar numa faculdade.
Por isso, deveríamos escolher assim que chegamos ao colegial a área que vamos seguir: biológicas, humanas ou exatas. Aprenderíamos o que é necessário para a área escolhida e o básico, somente o básico, das outras matérias.
Concorrendo a uma vaga no curso de Jornalismo, não vejo necessidade alguma de aprender polinômios em Matemática ou as leis da Física para conseguir escrever, editar e trabalhar nessa profissão. Seria bom se existisse um curso intensivo de redação e Língua Portuguesa, além de outras línguas que são importantes em qualquer profissão. Vejo muitos amigos que desistem de determinadas matérias por saberem que elas não lhes serão úteis um dia.
Estudei muito para os vestibulares, mas não posso dizer que valeu a pena decorar fórmulas que nem sei pra que servem.

0 comentários: