As histórias de Javé

13:59 Carolina Carettin 0 Comments



"Vão ter que sacrificar uns tanto pra beneficiar a maioria, a maioria não sei quem são."

Em "Os Narradores de Javé", temos a história de um povoado no interior da Bahia que não tem grande patrimônio histórico, não tem ruas asfaltadas ou pessoas instruídas; mas possui tantas histórias que qualquer outra coisa mais importante - pelo ponto de vista comum - se anularia.
Chega à Javé a notícia de que o governo pretende construir uma grande barragem no local, fazendo com que a cidade fique completamente alagada. Para tentar impedir o processo, os moradores, liderados por Zaqueu (Nelson Xavier), decidem que o maior patrimônio de Javé são os "causos" que seu povo conta e reconta há anos. Mas, para que tivessem um valor científico, era preciso que as histórias fossem recolhidas e escritas.
Aí entra Antonio Biá (José Dumont). Biá, um velho conhecido dos moradores, inventou histórias sobre os habitantes de Javé para conseguir manter seu emprego na agência dos Correios. Assim, sendo a pessoa que melhor saberia escrever os contos da cidade, Biá é escolhido para entrevistar os moradores e "escrever com ponto e vírgula" suas histórias.
É mostrando a identidade do povo nordestino que "Narradores" toca numa questão ainda muito atual: o progresso que vem às custas de uma minoria menos instruída, menos esclarecida e menos ouvida. Não seria,  tão importante quanto o progresso do país, ouvir e arquivar as tradições e a cultura histórica do povo brasileiro? Quanta riqueza o país todo não perde todos os dias?

Assista ao filme!

0 comentários: