Desconstruindo o Castelo

12:47 Carolina Carettin 0 Comments



Quando você nasceu? Se foi na década de 90, felicidades! Você pôde participar dessa história fantástica que foi o Castelo Rá-Tim-Bum, televisionado pela TV Cultura nos anos 90. O programa estreou em 94 e deixou de ser produzido em 1997, contando com 90 episódios.
Foi pensando na dimensão que o programa tomou que alunos de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi decidiram produzir um documentário para o Trabalho de Conclusão de Curso. Os alunos entrevistaram roteiristas, produtores, figurinistas e, claro, alguns atores do elenco.




Ficha técnica: "Desconstruindo o Castelo - O Boom do Rá-Tim-Bum"
TCC realizado pelos alunos de Rádio e TV - 2010 - Universidade Anhembi Morumbi: Fabio Singillo, Flavinha Carsall, Flávio Tavares, Guilherme Scarpari, Isa Spada, Karina Bufato, Laércio Franciolli, Maura Magalhães.
Sinopse: O projeto com formato de documentário audiovisual do tipo expositivo aborda como tema o programa infantil educativo Castelo Rá-Tim-Bum realizado pela TV Cultura em 1996 e exibido na emissora até os dias atuais. Tendo em sua construção narrativa, depoimentos dos participantes da equipe do programa e seu elenco, o documentário apresenta ao público detalhes da elaboração do cenário, dos figurinos, da base pedagógica e educativa e a construção dos personagens. Depoimentos esses que
serão intercalados por imagens de arquivos do próprio programa e do making off cedidos ao grupo pela emissora.

No ano passado, o programa celebrou 18 anos e, para comemorar, a TV Cultura disponibilizou um novo site,  com o making off, prêmios, matérias relacionadas e muito mais. Além disso, a emissora promoveu um bate-papo com os produtores, o diretor Cao Hamburger e o elenco.

0 comentários: