“Enclausurado”: novo livro de Ian McEwan inova com feto narrador

13:49 Carolina Carettin 0 Comments


Milhares de livros são contados por narradores já nascidos, adultos. Alguns fogem do comum, porém, enquanto Machado de Assis nos apresentou a um narrador defunto em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Ian McEwan faz exatamente o contrário: quem conta a história de Enclausurado (Companhia das Letras, 200 pág.) é um feto em seus últimos dias dentro da barriga.

A premissa de Enclausurado não é muito inovadora. A mãe do bebê, Trudy, planeja o assassinato de seu marido com seu amante, Claude. O feto ouve tudo e acaba se questionando qual seu papel em tudo aquilo. É cúmplice? Pode evitar de alguma forma que o crime aconteça?

Claramente inspirada em Hamlet de Shakespeare – observe os nomes dos personagens: Gertrudes e Trudy, Claudius e Claude -, a leitura vale mais pelo narrador do que pela trama. A sinopse da editora diz que Enclausurado “é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade”. Concordo. São as digressões e questões filosóficas e existenciais do bebê que tornam o livro bom.

O feto aprecia vinhos, é bem-humorado, divaga sobre como o pai e a mãe devem ser, maldiz Claude. Por não conhecer totalmente as personagens, o narrador vai construindo suas impressões junto com o leitor.

“No linguajar de minha mãe, espaço, sua necessidade de espaço, é uma metáfora retorcida, se não um sinônimo, de ser egoísta, malvada, cruel. Mas, espere, eu a amo, ela é a minha divindade e preciso dela. Retiro tudo o que disse! Falei por me sentir angustiado. Estou tão iludido quanto meu pai. É verdade. Sua beleza, distanciamento e determinação são inseparáveis”.

Além de lidar com o possível assassinato do pai, o bebê também sofre por causa do relacionamento sexual de sua mãe com o amante. Ele teme que os espermatozoides de Claude entrem em contato com ele, afetando sua inteligência, por exemplo. Divertido, mas perturbador.

Ao mesmo tempo, McEwan – que é inglês – aborda temas atuais como a crise de refugiados na Europa. Por exemplo, Trudy gosta de ouvir palestras e, por consequência, o bebê também ouve as constatações da palestrante para a humanidade. Se pode, até, traçar um paralelo entre a situação humana e a situação do bebê, que se sente incapaz de interferir no curso dos acontecimentos.

“A liberdade de expressão suprimida, a democracia liberal não mais o porto de destino, robôs roubando empregos, os direitos civis em combate feroz com a segurança, o socialismo em desgraça, o capitalismo corrompido, destrutivo e também em desgraça, nenhuma alternativa à vista”.

Enclausurado pode ser considerado um suspense, já que prende o leitor na resolução do crime, com toques cômicos e filosóficos. É um livro curto, que você devora em poucos dias, mas que continua ecoando depois que termina.

0 comentários: